colaboradores correspondentes

Aziz José de Oliveira Pedrosa

Bacharel em Designer pela Universidade do Estado de Minas (2006), especialista em História e Cultura da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (previsão de doutoramento: 2016). Atualmente é professor adjunto do Centro Universitário Newton Paiva onde leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia. Como pesquisador atua em linhas de pesquisas sobre a arte, cultura e arquitetura luso-mineira do século XVIII, sobretudo no tangente à produção da talha retabular. Possui artigos publicados no Brasil e em Portugal sobre os temas que envolvem suas pesquisas e é autor do livro que se encontra em fase de editoração pela Editora UFMG: José Coelho de Noronha: artes e ofício nas Minas Gerais do século XVIII. No doutorado, finaliza pesquisa de tema: A produção da talha nas Minas Gerais do século XVIII: entalhadores, oficinas e a construção dos códigos regionais estilísticos portugueses na Capitania.

Eduardo Pires de OliveirGetResourcea

Doutor em História de Arte na Universidade do Porto sob o tema “André Soares e o rococó do Minho”, é investigador integrado do ARTIS. Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e também acadêmico correspondente da Academia Nacional de Belas Artes. Autor de cerca de 200 livros, artigos e comunicações em congressos sobre o Patrimônio Cultural Minhoto e sobre a Diáspora da Arte Minhota Barroca e Rococó pelo mundo, com especial relevo em Minas Gerais, tem como principais títulos:

Braga. Evolução da Estrutura Urbana. Braga, 1982, (De col. com Eduardo Souto Moura e João Mesquita). 2ª ed. 1982.

O convento do Salvador. De mosteiro de freiras ao Lar Conde de Agrolongo. Braga, 1994 (Prémio José de Figueiredo)

Braga. Percursos e memórias de granito e ouro. Porto, 1999

História da Associação Comercial de Braga. Braga, 2000

André Soares de/by Braga. 2ª ed. Braga, 2014

Segredos de Braga: Braga top-secret. 2ª ed. Braga, 2015

Possui temas principais de investigação “Arte nos séculos XVII e XVIII no norte de Portugal” e “A diáspora dos artistas minhotos pelo mundo nos séculos XVII e XVIII e em particular Minas Gerais”. É sócio fundador da ASPA – Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Patrimônio Cultural, além de diretor da revista “Mínia” e possui o Prêmio José de Figueiredo (Academia Nacional de Belas Artes), 1994.

isabel

Isabel Maria G.F.C Lago Barbosa

Mestre em História Medieval , Licenciada em História e Filosofia pela Faculdade de Letras do Porto . Entre suas principais publicações estão:

A Ordem de Santiago em Portugal nos finais da Idade Média (Normativa e Prática).IN  Militarium Ordinum Analecta, n.º 2 , 1998.Porto, Fundação Eng. António de Almeida.

RAÍZES MEDIEVAIS DE MATOSINHOS: O actual concelho nas Inquirições de 1258.IN atesinus IV, s.d.

Uma Rota de Fé – A devoção ao Bom Jesus de Matosinhos no Brasil.Matosinhos, Câmara Municipal de Matosinhos, 2003.Uma imagem de identidade – o Cemitério nº1 de Matosinhos Matosinhos, 2006 (por publicar).

Leça da Palmeira da terra ao mar na senda de um rio.

A actual freguesia de Leça da Palmeira em meados do séc. XIII. IN Conferências de Leça da Palmeira – Actas: 2007/09  Junta da freguesia de Leça da Palmeira.

Vamos a banhos!O tempo dos banhistas de Matosinhos e Leça nos finais do século XIX, IN Revista  O Tripeiro, 7ª série,ano XXIX, nº8.

João Henrique Grossi Sad Jr.

Bacharel em Desenho (UFMG, 1992) e formado em Licenciatura em Desenho e Plástica (UFMG, 1993). Em 1994 iniciou as atividades como professor de Educação Artística na Rede Municipal de Belo Horizonte. No ano de 1996 expôs paisagens no Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade (Itabira); já em 1997 foi premiado no Salão de Artes Plásticas de Vespasiano. No ano de 2000 expôs no Centro Cultural da Maçonaria em Belo Horizonte. Realizou esporadicamente, na década de 90, ilustrações para publicação em revistas, assim como cartuns e HQs que foram expostos em salões de humor. Iniciou, a partir de 2010, estudos em História da Arte, no âmbito da UFMG; essas atividades incluem a presença em disciplinas isoladas, a publicação de artigos em periódicos, a participação em palestras (como ouvinte e palestrante) e o ingresso, a partir de 2016, no curso de mestrado em História da Fafich. Participa também, a partir do 1º semestre de 2016, do curso de pós – graduação lato-sensu em  História da Arte Sacra, da Faculdade Arquidiocesana de Mariana.

servletrecuperafoto (2)Jussara Duarte

Mestranda em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa. Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) e Pós-Graduada em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto. Técnica em Restauração e Conservação de Bens Culturais Móveis pela Fundação de Artes de Ouro Preto. Experiência em sala de aula ministrando as disciplinas: História, Educação Artística, Educação Patrimonial, História da Arte , Teoria da Cor, Iconografia e Barroco. Coordenadora do Projeto Mais Cultura e Mais Educação do Governo Federal, na Escola Municipal Dr. Alves de Brito, desenvolvendo ações preservacionistas dos patrimônios materiais e imateriais do distrito Rodrigo Silva / Ouro Preto – MG.

servletrecuperafoto (1)Tainá de Keller e Costa

Possui formação no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela FAOP-MG, atuando na área desde então. Trabalha em peças de escultura policromada tanto de madeira quanto em gesso, estuque e também em obras como a restauração do Forro da Casa da Baronesa, sede do IPHAN, forro do átrio da Igreja Nossa Sra da Soledade de Lobo Leite (distrito de Congonhas), restauração de retábulos na Igreja Sta Efigênia de Ouro Preto e forro do Salão Principal da Casa dos Contos de Ouro Preto, entre outros. Participa de seminários e oficinas ligados à preservação, conservação e restauração do patrimônio histórico e artístico. Graduou em Conservação e Restauração de bens Imóveis no IFMG – OP. Neste instituto participou do desenvolvimento do projeto de pesquisa sobre Estilo Nacional Português orientada pelo Prof. Dr. Alex Bohrer e também um projeto de pesquisa de Conservação e Restauração dos Chafarizes Históricos de Ouro Preto orientada pelo Prof. Dr. Alexandre Mascarenhas. Participou de uma disciplina isolada com o Professor Dr. Marcos Hill na UFMG. Atualmente trabalha na elaboração, revisão e consultoria de projetos de restauração.