colaboradores

servletrecuperafoto (3)Alex Fernandes Bohrer – Líder Fundador

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (Licenciatura/2003 e Bacharelado/2004), Mestrado em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), onde defendeu a Dissertação “Os Diálogos de Fênix: Fontes Iconográficas, Mecenato e Circularidade no Barroco Mineiro”, e Doutorado em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), onde defendeu a Tese “A Talha do Estilo Nacional Português em Minas Gerais: Contexto sociocultural e produção artística”. Possui experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Barroco Mineiro, Fontes Iconográficas na Arte Colonial Luso-Brasileira, Circularidade e Hibridismo Cultural e História de Minas Gerais. Foi fundador e primeiro presidente da AMIC (Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo), entidade que se destaca pela promoção e incentivo à preservação do patrimônio histórico de Cachoeira do Campo, Minas Gerais. Presidiu a Câmara Setorial de Turismo de Cachoeira do Campo, coordenando o Projeto Portal Cachoeira. Foi Historiador da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, produzindo uma série de textos sobre a história desta importante cidade brasileira. Foi membro titular do Conselho de Patrimônio e do Conselho de Turismo do município de Ouro Preto. Foi professor da FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto), onde lecionou as disciplinas “Iconografia Cristã”, “História da Arte do Brasil” e “Barroco Mineiro”. Foi coordenador da CODACIS/IFMG. Participou do Conselho Gestor do Museu Casa dos Inconfidentes, Ouro Preto. Atualmente é Professor Efetivo do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais). É membro do CEIB (Centro de Estudos da Imaginária Brasileira). É coordenador do Laboratório de Memória Institucional do IFMG, Campus Ouro Preto. Possui diversos textos publicados sobre Barroco Mineiro e História de Ouro Preto, entre eles cumpre destacar o livro ‘Ouro Preto: Um Novo Olhar’ e a co-autoria e organização do livro ‘Poderes e Lugares de Minas Gerais: Um quadro urbano do interior brasileiro, séculos XVIII-XIX’.

servletrecuperafotoAna Paula Moraes

Arquiteta e Urbanista pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (2004). Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (2012). Professora Efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Curso de Tecnologia em Conservação e Restauro do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ouro Preto.

ARTUR

Arthur Versiani

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), especialização em História Moderna e Contemporânea pela PUC-MG e concluiu o Doutorado em Educação pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Havana (2002). Atualmente é professor do Instituto Federal de Minas Gerais, em Ouro Preto, atuando preferencialmente nas áreas de História da Arte e Educação (Didática e Tecnologia Educativa) e em projetos de extensão universitária. Em 2007 assumiu o Cargo de Vice-Diretor do então CEFET Ouro Preto. De janeiro de 2009 a setembro de 2015 ocupou o cargo de Diretor-Geral do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto.