Apresentação

O Núcleo de Estudos de Arte Luso Mineira (NEALUMI) é um grupo de pesquisa vinculado ao Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Preto, sob idealização e orientação do profº Doutor Alex Fernandes Bohrer. O NEALUMI tem a finalidade de realizar uma pesquisa sistemática sobre pintores, escultores, entalhadores e arquitetos atuantes em Minas Gerais nos séculos XVIII, XIX e XX sobre os quais existe pouco ou nenhum material escrito.

A produção artística nas Minas setecentistas tem inegável importância para a compreensão do arcabouço cultural que se engendrou nos primeiros anos de exploração aurífera, sendo objetivo geral desse núcleo mapear melhor o universo criativo mineiro desde o período colonial, construindo esse conhecimento junto com os alunos, os quais serão, dessa forma, agentes protagonistas do núcleo.

Esse grupo será, antes de tudo, um grande ambiente para o diálogo, convergência e intercâmbio, onde artistas de diferentes épocas, níveis técnicos e estilos poderão ser cotejados, estudados e comparados.

Caberá aos alunos participantes empreender estudos bibliográficos e trabalhos de campo na busca por indícios que os ajudem a mapear esses artistas sob um prisma histórico, artístico, estilístico e iconográfico. Nesse sentido, haverá uma correlação entre teoria e prática, buscando sempre conciliar a pesquisa arquivista e o trabalho prático.